Notícias de saúde

Nos EUA, negros recebem menos vacinas para COVID-19 do que brancos

05 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). De acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), pouco mais de 5% das quase 13 milhões de pessoas que receberam a vacina contra a COVID-19 no país entre 14 de dezembro e 14 de janeiro eram negras, e pouco menos de 12% eram hispânicas. Os negros representam cerca de 13% da população dos EUA, enquanto os hispânicos são cerca de 19%.

Dados do CDC mostram que pessoas negras e hispânicas têm duas vezes mais chances de serem infectadas com COVID-19 em comparação com pessoas brancas e quatro vezes mais chances de necessitar de cuidados hospitalares como resultado. Esses dois grupos também têm um risco três vezes maior de morte pelo vírus.

Embora à primeira vista os números sugiram disparidades potenciais na distribuição da vacina, os pesquisadores do CDC alertam que eles podem refletir mais sobre as populações priorizadas durante a primeira fase da implantação - trabalhadores da saúde e residentes de asilos.

Cerca de 60% dos profissionais de saúde em todo o país são brancos, 16% são negros e 13% são hispânicos, com base nas estimativas da American Community Survey de 2019. Enquanto isso, 75% dos residentes de lares de idosos no país são brancos, 14% são negros e 5% são hispânicos, de acordo com o Estudo Nacional de Provedores de Cuidados de Longo Prazo 2015-16.

Um pouco mais de 60% das pessoas que receberam injeções durante o primeiro mês do lançamento da vacina nos Estados Unidos eram americanos brancos. Ainda assim, uma análise do serviço Kaiser Health News baseada em 23 estados descobriu que, em alguns estados, pessoas brancas estavam sendo vacinadas contra COVID-19 em uma taxa até quatro vezes maior do que pessoas negras.

Os pesquisadores notaram que muitos registros de vacinação não tinham informações de raça ou etnia - faltam informações sobre os hispânicos que receberam a injeção. De acordo com autoridades, especialistas em saúde e pesquisadores, esta informação pode ajudar a melhorar a distribuição da vacina - especialmente para grupos de pessoas com maior risco de infecção ou morte por COVID-19.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report. DOI: 10.15585/mmwr.mm7005e1.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários