Notícias de saúde
05 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Estudos observacionais sugerem que a maior ingestão ou maiores níveis sanguíneos de vitamina D e ácidos graxos omega-3 marinhos podem estar associados a menores riscos de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). No entanto, as evidências de estudos randomizados são limitadas.
Um novo estudo teve como objetivo avaliar se a suplementação diária com vitamina D3, ácidos graxos omega-3 marinhos ou ambos previnem o desenvolvimento ou progressão da DMRI.
Pesquisadores do Brigham and Women's Hospital em Boston, e colegas conduziram um estudo auxiliar pré-especificado do ensaio de vitamina D e ômega-3 de suplementação com vitamina D e ácidos graxos ômega-3 marinhos para a prevenção primária de câncer e doenças cardiovasculares. Os dados foram incluídos para 25.871 homens e mulheres nos Estados Unidos.
Os pesquisadores descobriram que 324 participantes experimentaram um evento de DMRI (285 DMRI incidente e 39 progressões para DMRI avançada) durante uma média de 5,3 anos de tratamento e acompanhamento. Para a vitamina D3, houve 163 e 161 eventos nos grupos tratado e placebo, respectivamente. Para ácidos graxos ômega-3, houve 157 e 167 eventos nos grupos tratados e placebo, respectivamente.
Em análises de componentes individuais para o desfecho primário, as taxas de risco não foram significativas comparando grupos de vitamina D3 ou ácidos graxos ômega-3 para DMRI incidente ou progressão de DMRI. Nem a vitamina D3 nem a suplementação de ácido graxo omega-3 marinho tiveram um efeito geral significativo na incidência ou progressão da DMRI.
Esses resultados negativos de um ensaio clínico grande, bem desenhado e bem conduzido, realizado por investigadores altamente experientes, são desanimadores, escrevem os autores de um editorial anexo.
Fonte: JAMA Ophthalmology. DOI: 10.1001/jamaophthalmol.2020.4409.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Veja também