Notícias de saúde

Pílula demonstra potencial para reduzir a pressão arterial e retardar a progressão da doença renal

07 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Um novo comprimido que bloqueia o hormônio aldosterona mostra-se promissor para reduzir a pressão arterial e potencialmente retardar a progressão da doença renal em pessoas com ambas as condições.  

O estudo incluiu 195 participantes com idade média de 66 anos que já faziam uso de medicamentos para pressão arterial, mas ainda apresentavam pressão arterial sistólica média elevada de 151mmHg. Eles também apresentavam algum grau de doença renal crônica, mas não estavam em insuficiência renal. Durante 26 semanas, os pacientes receberam uma dose baixa ou alta de baxdrostate ou um placebo, além do tratamento padrão.

Os resultados mostraram que baxdrostate proporcionou uma redução de aproximadamente 5% na pressão arterial sistólica quando administrado a pacientes com doença renal crônica que não conseguiam controlar a hipertensão com os medicamentos existentes. Os participantes que tomaram baxdrostat apresentaram uma redução de 55% na quantidade de albumina perdida na urina em comparação com aqueles que receberam placebo. Níveis elevados de albumina na urina são considerados um indicador de doenças cardíacas e renais.

O efeito colateral mais comum foi o aumento dos níveis de potássio no sangue, que ocorreu em 41% dos pacientes que tomaram o medicamento, em comparação com apenas 5% no grupo placebo, embora a maioria dos casos tenha sido leve a moderada.

Fonte: Journal of the American Society of Nephrology. DOI: 10.1681/ASN.0000000849.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários