Notícias de saúde

Suplementação de vitamina D3 não é eficaz na prevenção da hipertrofia ventricular

10 de maio de 2023 (Bibliomed). A suplementação de vitamina D leva à regressão da hipertrofia do ventrículo esquerdo (VE) e melhora a função do VE em modelos animais. No entanto, existem dados limitados de estudos prospectivos em humanos. Pesquisadores examinaram se a suplementação de vitamina D melhorou a estrutura e a função cardíaca em indivíduos de meia-idade/idosos em um grande estudo randomizado.

O VITAL (Vitamina D e OmegA-3 Trial) foi um estudo nacional duplo-cego, randomizado, controlado por placebo que testou os efeitos da vitamina D3 (2000?UI/d) e dos ácidos graxos n-3 (1?g/d) sobre a saúde cardiovascular e risco de câncer em 25.871 indivíduos com idade igual ou superior a 50?anos. Realizou-se um subestudo do VITAL no qual os participantes realizaram ecocardiograma no início da pesquisa e após 2?anos. As imagens foram interpretadas por um investigador cego em um laboratório central. O desfecho primário foi a alteração na massa do VE. Entre os 1.054 participantes da área da Grande Boston que participaram de visitas clínicas, foram incluídos 1.025 neste estudo. Setenta e nove por cento retornaram para acompanhamento e tiveram ecocardiogramas analisáveis ??em ambas as visitas.

No início do estudo, a idade mediana foi de 64?anos, 52% eram homens e 43% tinham hipertensão. Após 2?anos, a mudança na massa do VE não diferiu significativamente entre os braços de vitamina D e placebo. As alterações na função sistólica e diastólica do VE também não diferiram significativamente entre os braços. Não houve mudanças significativas na estrutura e função cardíaca entre os ácidos graxos n-3 e os braços placebo.

O estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, concluiu que, entre os adultos com idade igual ou superior a 50?anos, nem a suplementação de vitamina D3 nem de ácidos graxos n-3 tiveram efeitos significativos na estrutura e função cardíaca após 2?anos.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.121.025008.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários