Notícias de saúde

Inteligência Artificial com voz ajuda idosos a controlar a pressão alta

07 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Um novo estudo sugere que agentes de voz com inteligência artificial podem ajudar idosos a controlar a pressão alta, transformando potencialmente a forma como o atendimento remoto ao paciente é prestado. O assistente de voz foi projetado para funcionar como um profissional de saúde, entrando em contato com pacientes, conversando com eles e solicitando que forneçam leituras de pressão arterial.

Durante o estudo, um assistente virtual de voz com inteligência artificial solicitou aos pacientes que não possuíam dados de pressão arterial ou cuja leitura mais recente não estava dentro da faixa normal de menos de 120/80mmHg que informassem suas leituras de pressão arterial em casa. A pesquisa teve como objetivo avaliar como a adição de IA ao fluxo de trabalho clínico poderia melhorar o gerenciamento das medições de pressão arterial em casa pelos pacientes e identificar aqueles que precisam de acompanhamento médico.

O estudo de 10 semanas incluiu 2.000 adultos, a maioria com 65 anos ou mais. O agente de IA ligava para os pacientes, que eram solicitados a fornecer uma leitura recente da pressão arterial ou a fazer uma medição ao vivo durante a chamada. O agente, que falava vários idiomas, incluindo inglês e espanhol, encaminhava automaticamente a chamada para um enfermeiro ou auxiliar médico se a leitura estivesse fora de um limite predefinido ou se o paciente relatasse sintomas como tontura ou dor no peito. Esse processo automatizado provou ser altamente eficaz e eficiente. Ao reduzir a carga de trabalho manual da equipe clínica, o custo por leitura foi 88,7% menor do que o uso de enfermeiros para tarefas semelhantes.

No total, o agente de voz alcançou com sucesso 85% dos pacientes. Destes, 67% completaram a chamada e 60% realizaram a medição da pressão arterial durante a ligação. Isso resultou em uma melhora significativa no controle da pressão arterial, além de alcançar mais pacientes e reduzir lacunas no atendimento. A satisfação dos pacientes com o agente de IA também foi notavelmente alta. Ao final de cada chamada, os pacientes foram solicitados a avaliar sua experiência em uma escala de 1 a 10. A pontuação média foi superior a 9, indicando uma experiência muito positiva, conforme demonstraram os resultados.

Fonte: American Heart Association Annual Meeting 2025.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários