Notícias de saúde

Ômega 3 previne degeneração macular em mulheres

17 de março de 2011 (Bibliomed). O consumo de peixes que são fonte de ômega 3 pode reduzir os riscos de mulheres desenvolverem degeneração macular relacionada à idade. Essa doença causa a perda da visão central do campo visual do idoso e é causada por danos na retina. Quando não tratada de forma correta, pode levar à cegueira.

Como parte inicial de um estudo sobre a saúde feminina sendo realizado pela Universidade Harvard, 38.022 mulheres preencheram questionários sobre seus hábitos alimentares, dando informações sobre sua ingestão de ácidos graxos do ômega 3 e do ômega 6. As participantes foram acompanhadas durante 10 anos, e durante esse período 235 das voluntárias foram diagnosticadas com degeneração macular.

Os dados do estudo sugerem que as mulheres que consumiam mais ômega 3 tinham chances 38% menores de desenvolverem degeneração macular relacionada à idade. “Esse risco mais baixo pareceu ser devido primariamente ao consumo de atum em lata e carne escura de peixe”, diz o pesquisador William G. Chirsten. O consumo de peixes ricos em ômega 3 pelo menos uma vez por semana diminuiu os riscos do desenvolvimento da doença em 42%.

O estudo foi publicado na edição de junho do periódico Arquives of Ophthalmology.

Fonte: UPI 16 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários