Notícias de saúde

Ômega-3 pode retardar envelhecimento precoce

27 de janeiro de 2014 (Bibliomed). Pessoas que consomem níveis elevados de ômega-3 podem retardar o envelhecimento cerebral em até dois anos.

A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Dakota do Sul, nos Estados Unidos, que testaram os níveis de ômega-3 em células vermelhas do sangue de 1.111 mulheres.

Acompanhadas por oito anos, as mulheres terminaram o estudo com idade média de 78 anos e foram submetidas a exames de ressonância magnética para medir o volume do cérebro. A redução no volume cerebral é um dos indícios de doença de Alzheimer.

O estudo, publicado na edição on-line de Neurologia, descobriu que as mulheres com níveis mais elevados de ômega-3 tiveram volume total do cérebro maior no final do estudo.

Mulheres com níveis mais elevados de ômega-3 tinham, também, um volume 2,7% maior do hipocampo, área cerebral que desempenha um papel importante na memória, quando comparadas com mulheres com menores níveis do ácido graxo. Na doença de Alzheimer, o hipocampo começa a atrofiar, mesmo antes de os sintomas aparecerem.

Os níveis mais elevados de ácidos graxos podem ser obtidos através da dieta ou do uso de suplementos. Alimentos como peixes, algas marinhas, frutos do mar, brócolis, espinafre, azeite de oliva, nozes, rúculas, semente de chia e linhaça, são ricos em ômega-3.

Fonte: UPI, 23 de janeiro de 2014

Saiba mais sobre o Alzheimer em Boa Saúde

Ômega-3 pode ser bom para o humor. Leia em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários