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Vitamina D, ômega-3 e exercícios oferecem poucos benefícios para idosos

23 de dezembro de 2020 (Bibliomed). Vitamina D, suplementos de ômega-3 e exercícios regulares - sozinhos ou em combinação - não necessariamente reduzem a pressão arterial, melhoram a função cognitiva ou reduzem o risco de fraturas ósseas em adultos mais velhos, descobriu um estudo do University Hospital Zurich, na Suíça. Contudo, vitamina D e ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a reduzir o risco de infecções em alguns adultos mais velhos.

Para o estudo, parte do projeto DO-Health, uma iniciativa de pesquisa projetada para apoiar o envelhecimento saudável entre idosos europeus, os autores inscreveram 2.157 adultos com 70 anos ou mais de cinco países da Europa.

Os participantes do estudo foram divididos em oito grupos, alguns recebendo vitamina D, outros recebendo ômega-3 e ainda outros participando de um programa de exercícios, ou várias combinações dos três. Alguns participantes do estudo também serviram como controles, o que significa que não receberam nenhuma das três intervenções do estudo.

Todos os 2.157 participantes foram acompanhados por uma média de aproximadamente três anos, e 25 morreram durante o período do estudo. Eles foram aproximadamente divididos igualmente entre os oito grupos.

Os resultados mostraram que adultos mais velhos que tomavam 20 microgramas por dia de vitamina D diminuíram o risco de infecções em 5%, mas tinham um risco 3% maior de sofrer uma fratura do que aqueles que não tomavam o suplemento. Aqueles que tomavam 1 grama por dia de um suplemento de ácido graxo ômega-3 tinham um risco 11% menor de desenvolver uma infecção, mas um risco 18% maior de sofrer um osso quebrado.

Adultos mais velhos em um programa de exercícios de treinamento de força com três sessões semanais de 30 minutos tiveram um risco 4% maior de infecção e um risco 6% maior de fraturas.

Todas as três intervenções de saúde tiveram efeitos insignificantes na pressão arterial dos participantes do estudo - diminuindo as leituras médias em um ou dois pontos - e no desempenho da função cognitiva, com base em várias medidas comumente usadas.

Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que a ingestão adicional de vitamina D e ômega 3 em adultos ativos com mais de 70 anos sem doenças anteriores não traz nenhum benefício para o risco de fraturas não vertebrais, ou para as funções musculares e de memória. No entanto, a vitamina D tem sido associada à melhoria do sistema imunológico e da saúde óssea, enquanto os ácidos graxos ômega-3 podem ter benefícios adicionais para a saúde do coração e também para a função cerebral.  Além disso, exercícios físicos regulares são recomendados para adultos mais velhos para melhorar a saúde física e mental.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2020.16909.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

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