Notícias de saúde

Uso de cigarros eletrônicos pode não estar associado com chieira em adolescentes

07 de dezembro de 2020 (Bibliomed). O uso de cigarros eletrônicos (E-cigarros) entre os jovens tem aumentado nos últimos anos. O aerossol do cigarro eletrônico contém constituintes químicos, como diacetil ou benzaldeído, que afetam o sistema respiratório.

Um novo estudo da University of Southern California nos Estados Unidos teve como objetivo examinar a associação entre o uso de cigarros eletrônicos e relatos de sibilância em uma coorte de adolescentes norte-americanos.

Pesquisadores examinaram a associação entre o uso de cigarros eletrônicos e sibilância autorreferida entre 7.049 adolescentes norte-americanos (com idades entre 12 e 17 anos) que participaram do estudo, de 19 de outubro de 2015 a 3 de janeiro de 2018.

Os pesquisadores descobriram que as chances de chieira nos últimos 12 meses foram maiores para os jovens que usaram cigarros eletrônicos no ano anterior, em comparação com aqueles que não o fizeram. Ao ajustar por raça / etnia, regras domésticas sobre o uso de tabaco, contato com um fumante nos últimos sete dias e uso atual de produtos de tabaco combustíveis, a associação do uso de cigarro eletrônico com sibilância não foi mais significativa.

Os resultados sugerem que o uso de cigarro eletrônico isoladamente pode não estar associado a maiores chances de chieira.

Fonte: JAMA Network Open. 2020;3(10):e2020671.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários