Notícias de saúde

Exame de sangue pode identificar cânceres pancreáticos que tendem a responder ao tratamento

25 de novembro de 2020 (Bibliomed). Pesquisadores do Instituto Van Andel, nos Estados Unidos, desenvolveram um exame de sangue simples para identificar cânceres de pâncreas que têm maior probabilidade de responder ao tratamento do que outros.

O teste detecta e mede os níveis de um açúcar chamado sTRA, que é produzido por alguns tipos de câncer de pâncreas e escapa para a corrente sanguínea. Os cânceres pancreáticos que produzem sTRA frequentemente não respondem à quimioterapia.

Segundo os pesquisadores, testar pacientes com câncer para sTRA um dia pode orientar as decisões de tratamento, poupando pacientes com câncer intratável de se submeter a terapias desnecessárias e experimentar potenciais efeitos colaterais.

Os cânceres pancreáticos estão entre as neoplasias malignas mais desafiadoras de tratar, em parte devido à sua capacidade de evitar a detecção até que tenham avançado e se espalhado. Não existe uma maneira confiável de determinar se um paciente tem um tipo de câncer pancreático que responderá às quimioterapias existentes, e o resultado geralmente é uma abordagem de tratamento geral que funciona em alguns pacientes, mas pode deixar todos com efeitos colaterais preocupantes.

O novo teste sTRA evoluiu de um teste anterior que combinava uma abordagem de diagnóstico existente projetada para detectar um açúcar chamado CA19-9 com um novo que detectava sTRA. A abordagem combinada detectou quase 70% dos cânceres de pâncreas com uma taxa de falso-positivo inferior a 5% - cerca de 30% a mais do que o CA19-9 sozinho.

Os pesquisadores dizem que esperam que o novo teste seja em breve uma ferramenta poderosa para ajudar médicos e pacientes a tomarem as melhores decisões possíveis para tratamento. Contudo, eles ressaltam que tanto o teste de combinação quanto o novo teste sTRA ainda precisam passar por mais estudos clínicos para confirmar sua precisão.

Fonte: Clinical Cancer Research. DOI: 10.1158/1078-0432.CCR-20-2475.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários