Notícias de saúde

Exame de sangue pode detectar vários tipos de cânceres

01 de junho de 2023 (Bibliomed). Os pesquisadores estão relatando o progresso em um exame de sangue que pode detectar vários tipos de canceres de maneira relativamente mais simples e potencialmente menos cara do que outros testes em desenvolvimento. O teste capta certos sinais de câncer no sangue usando um método bastante direto: contar pedaços de DNA que parecem estar "quebrados" em lugares inesperados.

Para o estudo, pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, analisaram amostras de sangue de 286 pessoas saudáveis, 103 com condições médicas não relacionadas ao câncer e 994 pessoas com um dos 11 tipos de câncer. Eles variaram de câncer de mama e ovário a melanoma e cânceres mais raros, como tumores do ducto biliar e o mortal câncer cerebral glioblastoma.

No geral, os autores descobriram que o teste fez um bom trabalho em identificar quais amostras de sangue vieram de pacientes com câncer, incluindo aqueles que tiveram câncer em estágio inicial, que é o que você deseja em um teste de triagem.

O teste teve uma "área sob a curva" (AUC) de 0,91 para câncer em geral e 0,87 para câncer em estágio 1, de acordo com os pesquisadores. A AUC é uma medida de precisão do teste que varia de 0 a 1: quanto mais próximo de 1, melhor.

Segundo os pesquisadores, ainda são necessárias mais pesquisas, sendo um dos próximos passos ver o desempenho do teste na detecção de um único câncer, em vez de vários - incluindo o câncer pancreático, uma doença mortal para a qual não há teste de triagem.

Fonte: Science Translational Medicine. DOI: 10.1126/scitranslmed.abm6863.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários