Notícias de saúde

Mamadeiras plásticas podem liberar microplásticos quando aquecidas

12 de novembro de 2020 (Bibliomed). Os pais que estão preparando uma mamadeira para o bebê devem saber que o bebê pode ingerir microplásticos indesejados junto com a fórmula nutritiva, alerta um novo estudo do Trinity College Dublin, na Irlanda.

Os plásticos liberam partículas à medida que se desgastam. Estão crescendo as evidências de que os humanos consomem regularmente grandes quantidades de partículas micro e nanoplásticas, seja pela cadeia alimentar ou pela liberação direta de partículas de embalagens plásticas ou materiais de armazenamento em nossos alimentos.

As partículas microplásticas têm 5 milímetros ou menos, não maiores do que uma semente de gergelim. As partículas nanoplásticas são ainda mais minúsculas, com diâmetro de 1 mícron - um fio de cabelo humano tem diâmetro de cerca de 50 mícron.

No início deste ano, um estudo apresentado na reunião anual da American Chemical Society encontrou partículas microscópicas de plástico em todos os principais órgãos de filtragem do corpo humano. O plástico contaminou amostras de tecido retiradas dos pulmões, fígado, baço e rins de cadáveres humanos doados.

Para o estudo, os pesquisadores testaram dez mamadeiras que respondiam por quase sete em cada dez usadas em todo o mundo para alimentar bebês e descobriu que o calor estava intimamente ligado à liberação de partículas.

Frascos feitos de plástico de polipropileno liberaram até 16,2 milhões de partículas microplásticas por litro de líquido quando esterilizados e depois expostos a água quente a 158 graus Fahrenheit (70°C). Água mais quente a 203 graus Fahrenheit (95°C) causou uma liberação ainda maior de partículas microplásticas, tanto quanto 55 milhões de partículas por litro.

De acordo com os pesquisadores, o número de partículas microplásticas detectadas parece muito alto, mas eles não sabem qual o impacto da ingestão de tais níveis de microplásticos em bebês ou em geral na saúde humana. Contudo, é possível concluir que quanto mais quente o líquido dentro da mamadeira, mais microplásticos são liberados.

A equipe irlandesa que não estão alarmando indevidamente os pais, uma vez que ainda não se tem informações suficientes sobre as consequências potenciais dos microplásticos na saúde infantil, mas recomendam que os legisladores reavaliem as diretrizes atuais para preparação de fórmulas ao usar mamadeiras de plástico.

Os pesquisadores disseram que os pais podem reduzir a quantidade de partículas de plástico na fórmula de seus bebês, seguindo estas recomendações:

- Deixar o frasco esfriar após a esterilização e enxaguar pelo menos três vezes antes de usar;

- Preparar a fórmula infantil em um recipiente não plástico e, em seguida, transfiri-la para uma mamadeira após esfriar à temperatura ambiente;

- Não agitar a fórmula na garrafa em nenhum momento;

- Não reaquecer a fórmula preparada em recipientes de plástico.

Fonte: Nature. DOI: 10.1038/s43016-020-00171-y.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários