Notícias de saúde

Muitas gestantes com COVID-19 são assintomáticas

26 de outubro de 2020 (Bibliomed). As informações sobre as características clínicas e resultados do nascimento de mulheres grávidas hospitalizadas nos EUA com COVID-19 são limitadas.

Um artigo publicado na revista eletrônica do CDC (centers for Disease Controle and Prevention dos Estados Unidos) - Morbidity and Mortality Weekly Report, levantou dados de gestantes hospitalizadas com síndrome respiratória aguda grave confirmada por laboratório coronavírus 2 (SARS-CoV-2). Os pesquisadores descobriram que 26,5% das 2.255 mulheres com idade entre 15 e 49 anos com COVID-19 com informações sobre o estado de gravidez estavam grávidas. No geral, 54,5% dessas 598 mulheres grávidas hospitalizadas com COVID-19 eram assintomáticas na admissão. Das 272 mulheres que eram sintomáticas na admissão, 16,2% e 8,5% foram admitidas em uma unidade de terapia intensiva (UTI) e necessitaram de ventilação mecânica invasiva, respectivamente.

Mulheres grávidas hospitalizadas por COVID-19 eram mais propensas a ter obesidade pré-gestacional (44% versus 31%) e diabetes gestacional (26% versus 8%). Perdas de gravidez ocorreram em 2% das gestações concluídas durante hospitalizações associadas a COVID-19 e foram vivenciadas por mulheres sintomáticas e assintomáticas.

O estudo concluiu que as mulheres grávidas e profissionais de saúde devem estar cientes dos riscos potenciais para COVID-19 grave, incluindo resultados adversos da gravidez. Identificar COVID-19 durante as hospitalizações para um parto é importante para orientar medidas preventivas para proteger mulheres grávidas, pais, recém-nascidos, outros pacientes e funcionários do hospital.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report. ePub: September 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários