Notícias de saúde

Quem deve receber as primeiras doses da vacina contra COVID-19?

22 de outubro de 2020 (Bibliomed). Os profissionais de saúde da linha de frente, crianças e idosos devem receber prioridade se ou quando uma vacina COVID-19 estiver disponível, de acordo com o resultado de uma pesquisa da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos.

Realizado com adultos nos EUA, a pesquisa entrevistou 1.007 adultos entre 23 e 27 de abril, quando o surto de COVID-19 nos Estados Unidos ainda estava em seus estágios iniciais. Os resultados mostraram que 92% dos entrevistados indicaram que os médicos de linha de frente que tratam de pacientes infectados com o novo coronavírus devem ser vacinados primeiro, enquanto 81% disseram que as crianças e idosos precisam estar no topo ou perto do topo da lista.

Desde o início da pandemia, os profissionais de saúde e os idosos têm maior risco de infecção em comparação com outros grupos demográficos. Embora as crianças geralmente tenham um risco menor, aquelas infectadas enfrentam a possibilidade de complicações graves, incluindo a doença semelhante à de Kawasaki.

Outros grupos identificados pelos entrevistados como justificando a prioridade para as vacinas disponíveis incluem adultos de "meia-idade" em alto risco, para 75% dos entrevistados, e trabalhadores não médicos "essenciais", para 72% dos entrevistados. Gestantes foram apontados por 64% dos entrevistados para serem consideradas uma prioridade para a vacina.

Para os pesquisadores, os resultados mostram que os norte-americanos percebem que o alto risco de morte é um critério importante para a distribuição da vacina. Atualmente, diversas vacinas potenciais contra COVID-19 estão em testes clínicos nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.23020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários