Notícias de saúde

Vacinas COVID-19 são seguras para pessoas com alergias graves

12 de novembro de 2021 (Bibliomed). Pessoas com histórico de reações alérgicas graves a medicamentos e vacinas podem receber ambas as doses das inoculações COVID-19 de duas doses com segurança, descobriu um estudo do Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos. Estudos anteriores indicaram que as reações alérgicas às vacinas COVID-19 em duas doses são raras, mesmo entre aqueles com histórico de alergias.

Quase 12% dos profissionais de saúde que relataram ter um histórico de alergia a medicamentos, vacinas ou alérgenos, como poeira e pólen, tiveram uma reação alérgica à primeira ou à segunda dose da vacina COVID-19.

Para este estudo, os pesquisadores avaliaram o risco de alergia entre 52.998 profissionais de saúde no sistema de saúde Brigham and Women's, todos os quais receberam pelo menos uma dose da vacina COVID-19. Mais de 60% dos membros da equipe receberam a vacina Moderna, enquanto o restante recebeu a vacina Pfizer-BioNTech.

Entre todos os participantes do estudo, 474 (cerca de 1%) relataram uma história de reações alérgicas graves a medicamentos, vacinas ou alérgenos. Enquanto 12% das pessoas com histórico de reações alérgicas tiveram uma após a vacina, menos de 5% daqueles que não tiveram histórico de alergias tiveram. Aqueles com histórico de reações alérgicas tiveram um risco 2,5 vezes maior de reações alérgicas às vacinas COVID-19.

Os sintomas alérgicos mais comuns são urticária e angioedema, ou inchaço, ao redor do local da injeção, e nenhum deles exigiu tratamento hospitalar. Reações alérgicas graves, como anafilaxia, ou uma resposta extrema do sistema imunológico às vacinas, também são extremamente raras, sugerem as pesquisas.

Apesar desses sintomas, 98% dos participantes do estudo foram totalmente vacinados contra o vírus, o que significa que receberam ambas as doses das vacinas de duas doses da Moderna ou Pfizer-BioNTech.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.31034.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários