Notícias de saúde

Deficiência de vitamina D pode estar vinculada ao risco de COVID-19

01 de outubro de 2020 (Bibliomed). Já foi constatado que o tratamento com vitamina D diminui a incidência de infecção viral do trato respiratório, especialmente em pacientes com deficiência prévia desta vitamina. Não se sabe, até este momento, se a vitamina D está associada à incidência de doença coronavírus 2019 (COVID-19).

Um novo estudo teve como objetivo examinar se o último status de vitamina D antes do teste COVID-19 está associado aos resultados do para pesquisa do coronavírus associado a esta doença.

Pesquisadores da Universidade de Chicago examinaram se o último status de vitamina D antes do teste COVID-19 está associado aos resultados deste teste em um estudo de coorte retrospectivo. Os dados foram incluídos para 489 pacientes com um nível de vitamina D medido no ano anterior ao teste COVID-19.

Os pesquisadores descobriram que o status da vitamina D antes do teste COVID-19 era provavelmente deficiente, provavelmente suficiente e incerto para 25%, 59% e 16% dos participantes, respectivamente. Setenta e um participantes (15 por cento) testaram positivo para COVID-19. O teste positivo para COVID-19 foi associado ao aumento da idade até 50 anos, raça não branca e status de vitamina D provavelmente deficiente versus provável suficiente em uma análise com múltiplas variáveis. Nos grupos de vitamina D deficiente e suficiente, as taxas de COVID-19 previstas foram de 21,6% e 12,2%, respectivamente.

Assim, o risco relativo de teste positivo para COVID-19 foi 1,77 vezes maior para pacientes com provável deficiência de vitamina D em comparação com pacientes com provável condição de vitamina D suficiente, uma diferença estatisticamente significativa.

Esses achados parecem apoiar um papel do status da vitamina D no risco de COVID-19; ensaios clínicos randomizados são necessários para determinar se intervenções na população ampla e intervenções entre grupos com risco aumentado de deficiência de vitamina D e COVID-19 poderiam reduzir a incidência de COVID-19.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.19722.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários