Notícias de saúde

Balé Causa Tantas Lesões Quanto Futebol e Luta

NOVA YORK (Reuters Health) - O balé é reconhecido pela leveza dos movimentos, mas, quando se trata de risco de lesões, pode se comparar aos esportes de contato e tudo indica que isso se origina do estresse físico e psicológico a que os bailarinos são submetidos, segundo pesquisadores.

Em um estudo de oito meses da Companhia de Balé Pacific Northwest, de Seattle, os pesquisadores verificaram que 61 por cento dos bailarinos sofrem pelo menos uma lesão capaz de afastá-los do palco.

Esse índice é semelhante ao de esportes como futebol americano e luta romana, de acordo com os pesquisadores.

Ronald E. Smith, da Universidade de Washington, em Seattle, coordenou o trabalho que foi publicado na edição de outubro do Anxiety, Stress and Coping (Ansiedade, Stress e Competição).

Além de acompanhar as lesões entre os bailarinos, os especialistas avaliaram o estresse em seu cotidiano e ansiedade em relação às apresentações.

A equipe verificou que o mundo cheio de pressões do balé parece criar tanto ansiedade física (tensão muscular e hiperventilação) quanto desgaste mental, todos relacionados ao risco de lesão.

Comparando à média dos atletas universitários, os bailarinos tiveram desgaste físico um pouco menor e mais ansiedade, indicou o trabalho. Os pesquisadores concluíram que algumas lesões poderiam ser evitadas se os bailarinos aprendessem a administrar seu estresse.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited

Faça o seu comentário
Comentários