Notícias de saúde

Alguns esportes aumentam o risco de doença cerebral entre atletas jovens

22 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Mas um estudo conduzido pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, revelou que os cérebros de 41% dos jovens atletas com menos de 30 anos apresentavam sinais de encefalopatia traumática crônica. Para se ter uma ideia, estudos de bancos de cérebros comunitários indicam que menos de 1% da população em geral tem a doença.

A encefalopatia traumática crônica é uma doença cerebral progressiva e fatal associada a lesões cerebrais traumáticas e bastante comum entre veteranos aposentados da Liga Nacional de Futebol Americano que lutam contra o declínio da saúde cerebral devido à doença, que é causada por repetidos golpes na cabeça sofridos enquanto jogam futebol e outros esportes de contato intenso.

No estudo, os pesquisadores examinaram os cérebros de 152 participantes de esportes de contato que morreram com menos de 30 anos. Cerca de 41,4% deles apresentavam sinais da doença. Mais de 70% dos diagnosticados eram meramente atletas amadores que praticavam esportes como futebol, hóquei no gelo, futebol, rugby e luta livre.

O estudo incluiu amostras mantidas no UNITE Brain Bank, um repositório de mais de 1.400 cérebros doados após a morte para estudo realizado em parceria com o Departamento de Assuntos de Veteranos e a Concussion Legacy Foundation.

A maioria dos jovens atletas cujos cérebros foram estudados morreram por suicídio ou por overdose não intencional de drogas, enquanto entrevistas com familiares revelaram que 70% de todos os atletas - mesmo incluindo aqueles que não tiveram encefalopatia traumática crônica apresentaram "sintomas significativos de depressão e apatia" antes de suas mortes.

Fonte: JAMA Neurology. DOI: 10.1001/jamaneurol.2023.2907.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários