Notícias de saúde

Futebol é causa importante de lesões oculares em jovens

14 de Maio de 2003 (Bibliomed). O futebol é a causa mais comum de traumas oculares relacionados ao esporte na Europa e em Israel. Embora haja poucos relatos na literatura norte-americana sobre os danos oculares no futebol, esse parece ser o esporte com maior risco de lesões oculares.

Oftalmologistas portugueses realizaram um estudo sobre as lesões oculares relacionadas ao futebol publicada na revista Archives of Ophthalmology. Eles acompanharam 163 pacientes no período de 1o de abril de 1992 a 31 de março de 2000 (8 anos) com o objetivo de descrever a gravidade e as seqüelas a longo prazo das lesões oculares no futebol.

As lesões oculares ocorreram predominantemente em jovens que praticam futebol de salão (50,9%) ou futebol de campo (47.2%), e a maioria das lesões ocorreram devido a bolas chutadas em direção ao gol. A lesão da retina foi a mais freqüente. A gravidade das lesões não foi correlacionada a idade, sexo, tipo de futebol, nível de experiência, ou posição do jogador.

Os pesquisadores concluíram que lesões oculares graves podem ocorrer em jogadores de futebol tanto amadores quanto profissionais. Esse estudo apóia a idéia da necessidade de se criar um protetor ocular especialmente para a prática do futebol.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários