Notícias de saúde

Estudo encontra evidências de danos cardíacos em atletas universitários com COVID-19

29 de setembro de 2020 (Bibliomed). Até 15% dos atletas universitários experimentam inflamação do coração após contraírem COVID-19, descobriu um estudo do Wexner Medical Center, nos Estados Unidos. A miocardite, ou inflamação do músculo cardíaco, pode causar batimento cardíaco irregular e afetar a capacidade do órgão de bombear sangue para o resto do corpo. Os resultados não publicados foram relatados pela mídia esportiva por semanas.

Na análise, a ressonância magnética cardíaca (MRI) revelou evidências de miocardite em quatro de 26 jogadores de futebol americano, futebol, lacrosse e basquete, bem como em atletas de atletismo.

Para o estudo, os pesquisadores realizaram ressonâncias magnéticas cardíacas em 26 atletas depois que se recuperaram da infecção. Nenhum dos atletas precisou de hospitalização e nenhum recebeu terapia antiviral específica para vírus. Doze dos atletas relataram sintomas leves - incluindo febre, dor de garganta e falta de ar - que persistiram por um "curto período".

Dos quatro atletas com inflamação cardíaca, dois tiveram sintomas leves de COVID-19, enquanto os outros dois permaneceram assintomáticos. Dois desenvolveram derrame pericárdico, ou excesso de líquido entre o coração e o pericárdio (saco que envolve e protege o órgão). O derrame pericárdico costuma ser inofensivo, mas pode fazer com que o coração funcione mal.

Os atletas foram examinados durante o verão e não está claro se o dano cardíaco será de longa duração. Contudo, os pesquisadores ressaltam que foram encontradas evidências de mudanças agudas no músculo cardíaco na ressonância magnética. Por isso, a equipe planeja continuar monitorando a saúde de todos os 26 atletas e relatar as descobertas em outros atletas universitários que vierem a contrair o vírus e compará-los com avaliações de atletas que não foram infectados.

Fonte: JAMA Cardiology. DOI: 10.1001/jamacardio.2020.4916.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários