Notícias de saúde

Avaliando o retorno à atividade desportiva em atletas que tiveram COVID-19

26 de abril de 2021 (Bibliomed). As principais ligas esportivas profissionais norte-americanas estiveram entre as primeiras a retornar à atividade esportiva em grande escala durante a pandemia da doença coronavírus de 2019 (COVID-19). Dada a incidência desconhecida de sequelas cardíacas adversas após a infecção por COVID-19 em atletas, essas ligas implementaram um programa de exames cardíacos conservadores para retorno ao jogo (Return to Play - RTP) alinhado com as recomendações do American College of Cardiology para todos os atletas com teste positivo para COVID-19.

Estudo recente teve como objetivo avaliar a prevalência de doença cardíaca inflamatória detectável em atletas profissionais com infecção prévia por COVID-19, usando as recomendações atuais de triagem RTP.

Neste estudo transversal de teste cardíaco para RTP realizado em 789 atletas profissionais com infecção por COVID-19, a evidência de imagem de doença cardíaca inflamatória que resultou em restrição de jogo foi identificada em 5 atletas (0,6%). Nenhum evento cardíaco adverso ocorreu nos atletas que realizaram triagem cardíaca e retomaram a participação em esportes profissionais.

Assim, usando as recomendações de triagem de RTP de consenso de especialistas para atletas com teste positivo para COVID-19, poucos casos de doença cardíaca inflamatória foram detectados e o retorno seguro à atividade esportiva profissional foi alcançado até o momento.

Fonte: JAMA Cardiology. DOI: 10.1001/jamacardio.2021.0565.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários