Notícias de saúde

Como os problemas de saúde dos cães podem afetar a saúde dos donos?

11 de setembro de 2020 (Bibliomed). Apesar de seus sérios problemas de saúde, cães de cara achatada, como buldogues, buldogues franceses e pugs conquistam os corações de seus proprietários. Doenças respiratórias, problemas respiratórios, doenças oculares, doenças da coluna, insolação e pneumonia estão entre os distúrbios graves que afligem esses cães. E vivem em média quatro anos a menos do que cães com focinhos mais longos.

E os donos de animais de estimação com doenças crônicas relatam maior sofrimento mental e pior qualidade de vida. Alguns veterinários consideram a saúde de cães de face plana (braquicéfalos) muito comprometida para continuar sua criação, observaram os pesquisadores britânicos no estudo.

Mesmo assim, a popularidade dos cães de rosto achatado disparou na última década, o que sugere que eles continuarão a ser criados, apesar de seus riscos significativos à saúde. Os proprietários recomendaram sua raça porque seu comportamento os torna bons cães de companhia, são adequados para uma vida com pouco espaço disponível e são bons para lares com crianças.

Porém, as chances de um proprietário atual vir a obter outro cão da mesma raça ou recomendar a raça para outra pessoa foi maior entre os proprietários que tinham estas raças pela primeira vez, e aqueles que tinham um forte vínculo com seu cão. Foi menor entre aqueles cujo cão tinha um grande número de problemas de saúde ou de comportamento. Alguns proprietários recomendaram contra sua raça devido ao alto índice de problemas de saúde, despesas, questões éticas e de bem-estar, mau comportamento e impacto no estilo de vida do proprietário.

Fonte: PLOS ONE. News release. Aug. 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários