Notícias de saúde

Dividir a cama com animais de estimação pode atrapalhar o sono

06 de setembro de 2023 (Bibliomed). Você gosta de dormir abraçadinho com seu animal de estimação? Por mais gostoso que possa ser, esse hábito pode atrapalhar o sono. É o que indica estudo da Lincoln Memorial University, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores usaram dados de uma pesquisa nacional de saúde realizada em 2005 e 2006. Eles analisaram os fatores do sono, incluindo sentir-se inquieto, não dormir o suficiente, demorar mais de 15 minutos para adormecer e dormir menos de seis horas por noite.

Depois de controlar variáveis como idade e estado civil que poderiam afetar a qualidade do sono, os pesquisadores descobriram que os donos de cães eram mais propensos a ter apneia do sono e outros distúrbios do sono. Uma porcentagem maior precisou de medicação para dormir e acordou sentindo-se inquieta.

Os donos de gatos, por sua vez, eram mais propensos a roncar e ter espasmos nas pernas. Eles também eram mais propensos a ter problemas para adormecer e permanecer dormindo.

Os pesquisadores suspeitam que a razão para as diferenças entre donos de cães e donos de gatos pode ser que os gatos tendem a ser mais ativos à noite. O estudo encontrou menos diferenças na qualidade do sono entre pessoas com e sem gatos do que entre pessoas com e sem cães.

Os autores esclarecem que existem muitos benefícios em ter animais de estimação. Eles têm um efeito muito positivo na saúde mental, oferecem uma sensação de apoio social, além de poderem oferecer uma sensação de segurança que alivia a ansiedade, o estresse e a depressão.

Fonte: Human-Animal Interactions. DOI: 10.1079/hai.2023.0005.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários