Notícias de saúde

Reinfecção pelo novo coronavírus é confirmada em Hong Kong

24 de agosto de 2020 (Bibliomed). Em Hong Kong, pesquisasdores anunciaram o primeiro caso de reinfecção confirmada cientificamente pelo novo coronavírus. O paciente, um homem de 33 anos, foi diagnosticado com COVID-19 quatro meses e meio depois do primeiro episódio. O homem apresentou sintomas leves na primeira infecção, e no momento do segundo diagnóstico, estava aparentemente saudável e assintomático.

Segundo os cientistas, as sequências genéticas dos dois vírus que infectaram o homem mostraram que eles eram diferentes, o que indica a reinfecção, e não uma mutação do vírus que já estava no organismo. Os pesquisadores explicam que a possibilidade de reinfecção indica que o vírus tende a continuar circulando, além de mostrar que a imunidade de rebanho pode não ser eficaz no caso do SARS-CoV-2. Contudo, eles ressaltam que a reinfecção pode ser mais leve do que a primeira, mas que isso depende do estado de saúde geral no paciente no momento da reinfecção.

Em maio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já havia sinalizado a possibilidade de que o coronavírus se tornasse regular no mundo, mesmo que encontrado em uma determinada área ou população, numa condição chamada endêmica.

Fonte: Clinical Infectious Diseases. August 24, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários