Notícias de saúde

Mortes por coronavírus se aproximam de 500

05 de fevereiro de 2020 (Bibliomed). O surto do novo coronavírus (nCoV-2019) que se iniciou na China vem causando pânico no mundo. Surgido na cidade de Wuhan, província de Hubei, o novo vírus já se espalhou pelo país e há relatos de pessoas contaminadas em outros 27 países.

As autoridades sanitárias da província de Hubei informaram que 65 pessoas morreram na terça-feira (04/02/2020), aumentando o número total de mortes desde o início do surto para 491 na China. Fora da China, foram registradas uma morte nas Filipinas e uma em Hong Kong.

O número total de casos de vítimas internadas do novo coronavírus em Hubei, no centro do surto, supera 12.500 pacientes. Destes, 771 estão em condições críticas. O número de pessoas em todo mundo com infecções confirmadas pelo novo coronavírus está agora acima de 23.000.

A China construiu, em tempo recorde, um hospital com capacidade para abrigar 1.000 pacientes, e nos próximos dias deve inaugurar um segundo hospital com capacidade de mais 1.600 leitos.

Nesta quarta-feira (05/02/2020) milhões de chineses receberam a ordem de permanecerem em casa, enquanto ruas são bloqueadas. Nas regiões mais afetadas, apenas uma pessoa por residência pode sair de casa a cada dois dias para comprar artigos de primeira necessidade. O governo também recomenda o uso de máscaras e a lavar as mãos regularmente.

Diversos países estão retirando seus cidadãos que vivem na China e desejam deixar o país. O Brasil vai começar a retirada de seus cidadãos neste final de semana. Quando chegarem ao país, eles ficarão 18 dias confinados na base aérea de Anápolis, em Goiás. Quem apresentar sintomas da doença não poderá viajar. O Ministério da Saúde brasileiro informou que, no país, são 13 casos suspeitos, sendo um no Rio de Janeiro, seis em São Paulo, quatro no Rio Grande do Sul e dois em Santa Catarina.

Fonte: Ministério da Saúde. 05 de fevereiro de 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários