Notícias de saúde

Certos anticorpos podem tratar e prevenir infecções de COVID-19

07 de agosto de 2020 (Bibliomed). Anticorpos poderosos encontrados em certos sobreviventes do COVID-19 podem tratar pacientes com a doença e até proteger contra infecções, relatam pesquisadores em um novo estudo realizado com animais pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, esses anticorpos estão entre os mais potentes contra o novo coronavírus e podem ser produzidos por empresas farmacêuticas em grandes quantidades.

Os pesquisadores descobriram que os anticorpos de pacientes com COVID-19 grave que se recuperaram podem ser purificados e são fortemente neutralizantes, fornecendo proteção significativa contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em hamsters, e estão planejando mais estudos em outros animais e pessoas. No entanto, estudos em animais nem sempre dão certo nas pessoas.

Anticorpos são proteínas que se ligam a patógenos invasores para neutralizá-los e marcá-los para destruição pelas células do sistema imunológico. Atualmente, vários medicamentos e vacinas para o COVID-19 estão em testes clínicos, mas podem não estar prontos por vários meses. Enquanto isso, os anticorpos neutralizantes de coronavírus produzidos por pacientes com COVID-19 podem ser usados ??para tratar outros pacientes ou até prevenir infecções em pessoas expostas ao vírus.

Os autores observaram que o desenvolvimento e a aprovação de anticorpos para uso como tratamento geralmente levam menos tempo que os medicamentos convencionais. Eles explicam que o uso de anticorpos é semelhante ao uso de soro convalescente de pacientes com COVID-19, mas poderia ser mais eficaz.

O soro convalescente contém uma variedade de anticorpos, mas, como cada paciente tem uma resposta imune diferente, o soro usado para tratar um paciente pode ser bem diferente do soro administrado a outro paciente, com níveis e forças variados de anticorpos neutralizantes, explicaram os autores do estudo.

Fonte: Nature. DOI: 10.1038/s41586-020-2571-7.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários