Notícias de saúde

Placenta pode ajudar a proteger o feto da COVID-19

28 de julho de 2020 (Bibliomed). As membranas placentárias que contêm o feto e o líquido amniótico não tem a molécula de RNA mensageiro (mRNA) necessária para fabricar o receptor ACE2, o principal receptor de superfície celular usado pelo vírus SARS-CoV-2 para causar infecção, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Institutos Nacionais de Saúde.

Segundo os autores do estudo, esses tecidos placentários também carecem de mRNA necessário para produzir uma enzima, chamada TMPRSS2, que o SARS-CoV-2 usa para entrar na célula. Tanto o receptor quanto a enzima estão presentes em quantidades minúsculas na placenta, sugerindo uma possível explicação para o motivo pelo qual o SARS-CoV-2 raramente foi encontrado em fetos ou recém-nascidos de mulheres infectadas pelo vírus, segundo os autores do estudo.

Por outro lado, os pesquisadores, liderados por Roberto Romero, MD, chefe do Setor de Pesquisa em Perinatologia do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver do NIH (NICHD), descobriram que a placenta contém moléculas que pesquisas anteriores sugeriram que poderiam ser rotas potenciais para a infecção por SARS-CoV-2, mostraram os resultados. Essas moléculas incluem o receptor CD147 e as enzimas catepsina L e Furin.

Os pesquisadores também descobriram que o tecido placentário e de membrana possui um tipo de célula imune (macrófago) com o receptor crítico da superfície celular. Mas há poucas evidências de que o novo coronavírus possa se espalhar para a placenta, membranas e feto em uma gravidez normal, disseram eles.

Os pesquisadores também descobriram que a placenta contém muitos receptores usados para a infecção pelo vírus Zika e citomegalovírus. Ambos representam sérios riscos à saúde quando passados de uma mulher grávida para seu feto.

Fonte: U.S. National Institutes of Health. News release. July, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários