Notícias de saúde
30 de junho de 2026 (Bibliomed). A pandemia de Covid-19 prejudicou o acesso ao tratamento do câncer colorretal no Brasil, especialmente para cirurgias e quimioterapia iniciadas em tempo adequado. A conclusão vem de um estudo publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas, com dados nacionais do Sistema Único de Saúde.
A pesquisa avaliou 118.720 registros de tratamento para câncer colorretal. Foram analisadas cirurgia, quimioterapia, radioterapia e quimiorradioterapia, considerando o tempo entre o diagnóstico e o início da terapia: até 30 dias, entre 31 e 60 dias ou mais de 60 dias.
A partir de abril de 2020, houve queda importante no início precoce do tratamento. Em 2020, cirurgia, quimioterapia e quimiorradioterapia iniciadas em até 30 dias caíram cerca de 18% em relação ao esperado. A radioterapia foi exceção, com aumento no início precoce.
As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram as mais afetadas, mostrando desigualdades regionais já existentes. Mesmo após alguma recuperação, os níveis de tratamento permaneceram abaixo do esperado até 2022.
Fonte: The Lancet Regional Health – Americas. DOI: 10.1016/j.lana.2026.101406.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias