Notícias de saúde

Hackers russos tentam roubar pesquisas de vacinas para COVID-19

17 de julho de 2020 (Bibliomed). A SonicWall, uma plataforma de segurança virtual responsável pela segurança de mais de 1 milhão de redes em todo o mundo, informou nesta quinta-feira (16/07) que hackers trabalhando a serviço do estado da Rússia estão atacando projetos de desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Segundo informações da empresa, hackers foram pegos atacando empresas farmacêuticas e instituições acadêmicas envolvidas no desenvolvimento de vacinas. Eles estariam trabalhando para o grupo de hackers Advanced Persistent Threat 29 (APT29), também conhecido como Cozy Bear. Autoridades dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido acreditam terem sido tentativas de roubo de propriedade intelectual e informações acerca de potenciais candidatos a vacina.

O presidente e CEO da SonicWall, Bill Conner, explica que, provavelmente, os hackers tinham como motivos para o crime o lucro financeiro, a interferência política, a criação de devastação generalizada e o roubo de propriedade intelectual.

O APT29 utilizou malwares para acessar os sistemas de organizações de pesquisa, e ataques de engenharia social para enganar os funcionários e obter acesso às suas credenciais.

O National Cybersecurity Centre (NCSC) do Reino Unido, o Canadian Communication Security Establishment e diversas agências de segurança dos EUA, incluindo a NSA e o Department for Homeland Security, decidiram expor publicamente o APT29. A vergonha pública é a última fase de uma abordagem crescentemente hostil ao hacking realizado por grupos trabalhando para a Rússia.

Não é a primeira vez, durante a pandemia, em que hackers tentaram tirar vantagem da crise de saúde em curso. Com o crescimento do número de pessoas trabalhando em casa, houve um aumento dos ataques contra empresas, sendo também alvos hospitais e outras organizações médicas.

Fonte: SonicWall. Press-release. July 16, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários