Notícias de saúde

Coronarírus resistente a vacinas é encontrado em morcegos russos

29 de setembro de 2022 (Bibliomed). Um coronavírus descoberto recentemente em morcegos russos pode infectar humanos e pode ser resistente a vacinas, levando os pesquisadores a pedir a criação de vacinas para prevenir todos os vírus semelhantes.

O vírus Khosta-2 é um sarbecovírus – uma linhagem da família dos coronavírus que inclui o SARS-CoV-2 – encontrado pela primeira vez em amostras coletadas de morcegos perto do Parque Nacional de Sochi, na Rússia, de março a outubro de 2020, embora inicialmente não tenha aparecido ser uma ameaça para os humanos.

O Khosta-2 já mostrou que pode infectar células humanas e é resistente às vacinas COVID-19, de acordo com o estudo da Washington State University, nos Estados Unidos.

No estudo, os pesquisadores determinaram que o Khhosta-2 agora não possui alguns dos genes necessários para a patogênese em humanos, mas que há riscos de recombinação com um segundo vírus como o SARS-CoV-2, que poderia lhe dar essa capacidade.

No momento, existem grupos tentando criar uma vacina que não apenas proteja contra a próxima variante do SARS-2, mas também proteja contra os sarbecovírus em geral. Infelizmente, muitas das vacinas atuais são projetadas para vírus específicos que os pesquisadores sabem serem capazes de infectar células humanas ou aqueles que parecem representar o maior risco de infectar. Contudo, essa é uma lista que está sempre mudando e as vacinas precisam se adaptar a ela.

Fonte: PLoS Pathogens. DOI: 10.1371/journal.ppat.1010828.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários