Notícias de saúde

Limiar de “imunidade de rebanho” poderia ser menor na COVID-19

13 de julho de 2020 (Bibliomed). A imunidade de rebanho acontece quando tantas pessoas em uma comunidade se tornam imunes a uma doença infecciosa que impede a propagação da doença. Isso ocorre por pessoas que contraem a doença e desenvolvem imunidade natural e por pessoas que recebem uma vacina. Quando uma grande porcentagem da população se torna imune a uma doença, a propagação dessa doença diminui ou para e a cadeia de transmissão é interrompida.

A imunidade de rebanho à COVID-19 poderia ser alcançada com menos pessoas infectadas do que o estimado anteriormente, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Science.

Matemáticos da Universidade de Nottingham e da Universidade de Estocolmo criaram um modelo simples que categoriza as pessoas em grupos que refletem a idade e o nível de atividade social. Quando diferenças de idade e atividade social são incorporadas ao modelo, o nível de imunidade do rebanho cai de 60% para 43%. O valor de 43% deve ser interpretado como uma ilustração, e não como um valor exato ou mesmo como uma melhor estimativa.

Esta pesquisa adota uma nova abordagem matemática para estimar o número de imunidade do rebanho de uma população a uma doença infecciosa, como a atual pandemia do COVID-19. O nível de imunidade do rebanho é definido como a fração da população que deve se tornar imune para que a propagação da doença diminua e pare quando todas as medidas preventivas, como o distanciamento social, são levantadas. Para o COVID-19, muitas vezes afirma-se que esse valor é de cerca de 60%, um valor derivado da fração da população que deve ser vacinada (antes de uma epidemia) para evitar um grande surto.

A cifra de 60% pressupõe que cada indivíduo da população tem a mesma probabilidade de ser vacinado e, portanto, imune. No entanto, esse não é o caso se surgir imunidade como resultado da propagação de doenças em uma população composta por pessoas com muitos comportamentos diferentes.

O professor Frank Ball, da Universidade de Nottingham, participou da pesquisa e explica: "ao adotar essa nova abordagem matemática para estimar o nível de imunidade do rebanho a ser alcançado, descobrimos que ela pode ser potencialmente reduzida para 43% e que essa redução se deve principalmente a nível de atividade em vez da estrutura etária. Quanto mais indivíduos socialmente ativos tiverem maior probabilidade de serem infectados do que indivíduos menos ativos socialmente; indivíduos socialmente ativos também são mais propensos a infectar pessoas caso sejam infectados. Consequentemente, o nível de imunidade do rebanho é mais baixo quando a imunidade é causada pela propagação da doença do que quando a imunidade vem da vacinação”.

Estas descobertas têm consequências potenciais para a atual pandemia de COVID-19 e a liberação das medidas restritivas e sugere que a variação individual (por exemplo, no nível de atividade) é um recurso importante a ser incluído nos modelos que orientam as políticas de abordagem da pandemia.

Fonte: Science News Release. June 23,2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários