Notícias de saúde

Existem pelo menos 7 cepas de cornonavírus na Califórnia

12 de junho de 2020 (Bibliomed). Pelo menos sete cepas do novo coronavírus estão circulando na Califórnia, Estados Unidos, desde o início do surto de COVID-19 no país, revelou uma análise publicada na revista Science. Os resultados sugerem que os casos da doença, causados ??pelo SARS-CoV-2, provavelmente se originaram de várias fontes, incluindo não apenas viajantes estrangeiros, mas também visitantes de outros estados norte-americanos.

Para o estudo os pesquisadores analisaram amostras virais de 36 pacientes em nove condados e no navio de cruzeiro Grand Princess. O navio aportou na Baía de São Francisco em março, após um surto a bordo. A análise revelou a introdução de pelo menos sete linhagens diferentes de SARS-CoV-2 na Califórnia, incluindo cepas epidêmicas de WA1 associadas ao estado de Washington.

Não houve "linhagem predominante" e transmissão limitada entre comunidades dentro do estado. Em geral, os resultados "apoiam o rastreamento de contatos, o distanciamento social e as restrições de viagem para conter a disseminação do SARS-CoV-2 na Califórnia e em outros estados", disseram os autores.

Os pesquisadores explicam que, embora o tamanho da amostra do estudo seja pequeno, os resultados sugerem que pode ter havido várias introduções do vírus nos Estados Unidos.

Até a tarde de segunda-feira, 08 de junho, 1,95 milhão de casos confirmados de COVID-19 ocorreram nos Estados Unidos, segundo a Johns Hopkins University. Até o momento, a Califórnia possuía aproximadamente 129.000 deles, com base em dados dos departamentos de saúde pública do condado.

Fonte: Science. June 08, 2020. DOI: 10.1126/science.abb9263.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários