Notícias de saúde
04 de junho de 2020 (Bibliomed). O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um distúrbio psiquiátrico que pode ocorrer por exposição direta ou indireta a eventos traumáticos. Os enfermeiros correm o risco de desenvolver TEPT devido à sua exposição direta e/ou indireta a situações traumáticas, enquanto prestam assistência a populações vulneráveis de pacientes. Esta é uma situação que pode se exacerbar no atendimento a pacientes da pandemia de COVID-19.
Um novo estudo buscou sintetizar a literatura já publicada sobre TEPT entre os enfermeiros. Dois objetivos nortearam esta revisão: (a) descrever a prevalência de TEPT em enfermeiros e (b) identificar fatores associados ao TEPT relacionado ao trabalho de enfermagem.
Foi realizada uma revisão de literatura para descrever a prevalência de TEPT em enfermeiros registrados e identificar fatores associados ao TEPT relacionados ao trabalho de enfermagem. Vinte e quatro artigos preencheram os critérios de inclusão e foram revisados.
Os pesquisadores descobriram que, ao descrever a prevalência de TEPT entre os enfermeiros, temas diversos surgiram a partir da síntese da literatura: o local de trabalho é importante; os relacionamentos são importantes; dói se importar; e pontos fortes interpessoais. Esses temas capturaram vários fatores que ocorrem nos níveis de influência organizacional, interpessoal e intrapessoal.
De qualquer modo, fica claro que o TEPT é um motivo de preocupação sério entre os profissionais de enfermagem, independente de suas diferentes causas.
Fonte: Journal of Clinical Nursing. DOI: 10.1111/jocn.15288.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Veja também