Notícias de saúde

Estudo quer avaliar cloroquina para prevenção de COVID-19 em profissionais de saúde

20 de maio de 2020 (Bibliomed). Mais de 50.000 profissionais de saúde em todo o mundo serão inscritos em um ensaio clínico para avaliar o potencial da cloroquina na proteção contra o COVID-19, anunciaram na segunda-feira (18/05) pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de St. Louis, nos Estados Unidos (EUA). O braço do estudo no país, que começará a inscrever participantes ainda este mês, está sendo liderado pela escola. Os resultados são esperados no início de 2021.

Os participantes do estudo receberão 300 miligramas de cloroquina semanalmente, 300mg do medicamento duas vezes por semana, 150mg diariamente após a administração de uma "dose de indução" de 1200mg de cloroquina ou placebo em quatro doses diárias divididas. Novos braços de dosagem podem ser adicionados ou removidos à medida que o estudo progrida, de acordo com as informações de desenho do estudo arquivadas na Food and Drug Administration dos EUA.

O objetivo do estudo será determinar quais dos regimes de cloroquina, se houver, é mais eficaz na redução da incidência de COVID-19 grave sem efeitos colaterais inaceitáveis ou eventos de segurança.

A esperança é que o medicamento possa prevenir infecções ou reduzir a gravidade dos sintomas, disseram os pesquisadores, que partem do pressuposto do que é feito com a malária: quando pessoas precisam viajar para partes do mundo onde há elevados índices de malária, elas geralmente tomam doses baixas de cloroquina para ajudar a prevenir a infecção.

Além dos Estados Unidos, o estudo recrutará profissionais de saúde do Canadá, México e vários países da Europa, África e América do Sul, com foco especial nos países de baixa e média renda. Devido à escassez de profissionais de saúde em muitos desses países, protegê-los do COVID-19 grave é particularmente importante, disseram os pesquisadores.

Fonte: Washington University School of Medicine in St. Louis. May 18, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários