Notícias de saúde

Negros e pobres têm mais chances de contrair COVID-19

20 de maio de 2020 (Bibliomed). Pessoas negras, pobres e que vivem em áreas densamente povoadas têm até quatro vezes mais chances de testar positivo para o COVID-19, segundo uma análise publicada pelo The Lancet. O estudo, conduzido por pesquisadores britânicos e focado em tendências no Reino Unido, reproduz relatos de disparidades demográficas semelhantes nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores revisaram dados do Oxford RCGP Research and Surveillance Center, no Reino Unido, com mais de 3.800 pessoas testadas para o vírus nos consultórios de clínicos gerais entre 28 de janeiro e 4 de abril, das quais 587 deram positivo.

Entre os adultos, aqueles entre 40 e 64 anos corriam o maior risco de testar positivo para SARS-CoV-2. As pessoas nessa faixa etária representaram 19% da população total do estudo e mais de 40% das pessoas que deram positivo.

Além disso, os pesquisadores observaram que os homens foram responsáveis ??por mais da metade dos testes positivos e mais de 60% dos adultos negros testados foram positivos para o vírus, em comparação com apenas 16% dos adultos brancos testados.

Essa disparidade permaneceu mesmo depois que os pesquisadores responderam pelas condições de saúde subjacentes, incluindo pressão alta e diabetes, que são mais comuns entre os adultos negros. Além disso, 30% dos participantes do estudo que moravam em comunidades pobres apresentaram resultado positivo para o COVID-19, em comparação com menos de 8% daqueles que residem em áreas de maior renda.

Da mesma forma, das 1.816 pessoas testadas nas áreas urbanas, pouco mais de 26% apresentaram resultados positivos, enquanto menos de 6% das áreas rurais o fizeram. Das 207 pessoas com doença renal crônica, 33% tiveram resultado positivo, comparado a menos de 15% das pessoas sem doença renal crônica.

Para os pesquisadores, é importante saber quais grupos da comunidade em geral correm maior risco de infecção, para entender melhor a transmissão do SARS-CoV-2 e como prevenir novos casos.

Fonte: The Lancet Infectious Diseases. DOI: 10.1016/S1473-3099(20)30371-6.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários