Notícias de saúde

Ataques de hackers se tornam mais comuns durante a pandemia

11 de maio de 2020 (Bibliomed). Os ataques de ransomware tornaram-se mais desenfreados, pois trabalhadores e empresas estão sob ordens de ficar em casa durante a pandemia de coronavírus, é o que mostra um novo estudo realizado pela Datrium. Ransomware é um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. Caso não ocorra o mesmo, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.

A Datrium, fornecedora de serviços de segurança de computadores com base no Vale do Silício, nos Estados Unidos, disse que uma pesquisa com mais de 300 profissionais de tecnologia da informação de grandes empresas descobriu que quase 70% sofreram ataques de ransomware desde o início da crise, que custam entre 100 e 500 mil dólares. Quase um em cada cinco relatou um custo superior a meio milhão de dólares.

Os hackers de ransomware apreendem teclados ou computadores das vítimas até que um resgate seja pago, normalmente em criptomoeda. A pesquisa também mostrou que 96% dos entrevistados disseram que suas empresas estão cada vez mais preocupadas em serem alvo durante a pandemia do COVID-19.

O CEO da Datrium, Tim Page, disse que a "difusão do trabalho remoto" está tornando mais empresas vulneráveis ??ao crime cibernético. "Esta pesquisa mostra que as empresas estão ainda mais preocupadas com isso por causa de suas forças de trabalho recém-distribuídas resultantes da pandemia do COVID-19", explicou ele.

Os resultados da pesquisa ecoam um aviso da Microsoft, que afirmou que os ataques de ransomware são "implacáveis" no momento em que o trabalho remoto é mais amplo e necessário. Ele disse que os hackers estão mirando nos setores de saúde e setores críticos, em particular. A Microsoft alertou que os hackers estão obtendo acesso explorando os pontos fracos de segurança nas redes de escritórios virtuais.

Fonte: United Press International U.S. News. May 6, 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários