Notícias de saúde

Remédio para HIV é promissor contra COVID-19

08 de abril de 2020 (Bibliomed). O atazanavir, um medicamento usado na tratamendo de pacientes com HIV/Aids, tem mostrado um efeito promissor para tratar pacientes com COVID-19. É o que mostra resultados de um estudo liderado por pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com participação de cientistas do Instituto Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Instituto D'or de Pesquisa e Ensino e Universidade Iguaçu.

O estudo feito em laboratório revela que o atazanavir é eficaz na inibição da replicação viral do Sars-Cov-2, agente causador da COVID-19. Além disso, o medicamento "reduziu a produção de proteínas que estão ligadas ao processo inflamatório nos pulmões e, portanto, impediu a piora do quadro clínico gerado pela doença", afirmou a Fiocruz em comunicado.

Os pesquisadores também analisaram a eficácia do uso combinado de atazanavir e ritonavir, outro medicamento usado no combate ao HIV, e os resultados foram melhores do que os observados com a cloroquina.

Thiago Moreno Souza, coordenador do projeto, explica que a análise de medicamentos já aprovados para outros usos é a estratégia mais rápida que a ciência pode oferecer para ajudar a combater a COVID-19, juntamente com a adoção de protocolos de distanciamento social em andamento. Souza, por meio de comunicado da Fiocruz, ressaltou que a opção por analisar o atazanavir se deu pelo fato de que estudos anteriores já haviam identificado que um dos alvos a serem atacados no Sars-Cov-2 é a chamado Mpro, enzima que permite que as proteínas do vírus sejam produzidas corretamente, e a existência de evidências científicas de que o atazanavir tem efeitos sobre a Mpro, além de indicações de que o medicamento pode ser eficaz no tratamento de problemas respiratórios.

Os testes foram feitos in vitro, em células infectadas pelo coronavírus. Ainda é preciso fazer ensaios clínicos, em pessoas, para comprovar na prática os efeitos positivos. O estudo preliminar (preprint, artigo que ainda não foram revisados por outros pesquisadores) foi publicado nesta segunda (06/04) na plataforma internacional de pesquisa científica BiorXiv.

Fonte: Fiocruz. 07 de abril de 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários