Notícias de saúde

Mulheres estão insatisfeitas com o tamanho de seus seios

24 de março de 2020 (Bibliomed). Menos de um terço das mulheres no mundo está satisfeito com o tamanho de seus seios, indica um novo estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Mas o que o estudo sugere é que muitas mulheres podem não perceber é que sua insatisfação pode ter implicações para sua saúde.

A pesquisa, publicada na revista Body Image, feita com mais de 18.500 mulheres em 40 países, com idade média de 34 anos, descobriu que 48% queriam seios maiores, 23% queriam seios menores e apenas 29% estavam satisfeitas com o tamanho de seus seios. A pesquisa também descobriu que a insatisfação com o tamanho dos seios está associada a um pior bem-estar mental - incluindo níveis mais baixos de autoestima e felicidade - e que as mulheres descontentes com o tamanho dos seios eram maior probabilidade de estar insatisfeitas com o peso e a aparência geral.

Mulheres no Brasil, Japão, China, Egito e Reino Unido provavelmente estavam descontentes com o tamanho de seus seios, de acordo com o estudo. Mais preocupante foi o fato de as mulheres que estavam descontentes com o tamanho das mamas terem menos probabilidade de realizar o autoexame das mamas e terem menos confiança em detectar alterações nos seios - duas práticas importantes de autocuidado para a detecção precoce do câncer de mama.

Segundos os autores, estas descobertas são importantes porque indicam que a maioria das mulheres em todo o mundo pode estar insatisfeita com o tamanho de seus seios. Esta é uma séria preocupação de saúde pública, porque tem implicações significativas para o bem-estar físico e psicológico das mulheres.

O câncer de mama é a principal causa de mortes relacionadas ao câncer feminino em todo o mundo e as baixas taxas de sobrevivência estão associadas à pior conscientização da mama. A insatisfação com o tamanho das mamas pode resultar em comportamentos de prevenção que reduzem a conscientização das mamas, principalmente se os seios de uma mulher provocam sentimentos de ansiedade, vergonha ou vergonha.

Outra descoberta importante é que a insatisfação no tamanho dos seios diminui com a idade. É possível que mulheres mais velhas experimentem menos pressão para atingir os ideais de tamanho dos seios ou que a maternidade e a amamentação incentivem as mulheres a se concentrarem nos propósitos funcionais dos seios, em vez de vê-los puramente em termos estéticos.

Fonte: Anglia Ruskin University. News release. Fevereiro de 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários