Notícias de saúde

Estudo afirma que a tuberculose deu formato à sociedade moderna

28 de fevereiro de 2020 (Bibliomed). Os dados atuais estimam a origem da infecção pelo complexo Mycobacterium tuberculosis (MtbC) cerca de 73.000 anos antes da era comum (BCE) e sua evolução para linhagens “modernas” em torno de 46.000 aC. Sendo o MtbC o maior assassino da humanidade, a questão é como as duas espécies podem persistir. Para responder a essa pergunta, pesquisadores desenvolveram dois novos modelos epidemiológicos (tipo SEIR), adaptados ao dimorfismo sexual e comparando coinfecção e superinfecção para diferentes linhagens de MtbC.

Pesquisadores atribuíram maior resistência/tolerância às mulheres para explicar a menor incidência observada nesse sexo, um melhor estado de saúde no Paleolítico em comparação com o Neolítico e uma maior disseminação de linhagens "modernas" em comparação com as "antigas".

As descobertas mostram o extraordinário impacto causado pelas linhagens “modernas”, provocando a extinção dos grupos infectados. Isso só poderia ser superado por um aumento populacional sem precedentes (x20 vezes em 100 anos) e ajudado com a proteção gerada pela infecção anterior por linhagens “antigas”.

As descobertas também sugerem um papel fundamental da resistência feminina contra o MtbC. Esses dados nos obrigam a repensar os parâmetros da população em crescimento no Paleolítico, que é crucial para entender a sobrevivência de MtbC e humanos, e para decifrar a natureza da resistência feminina humana contra a TB.

Fonte: Scientific Reports 10, 42 (2020). DOI: 10.1038/s41598-019-56769-1.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários