Notícias de saúde

Brasil está entre os 22 países responsáveis por 80% dos casos de tuberculose no mundo

24 de março de 2010 (Bibliomed). A tuberculose faz 85 mil novas vítimas por ano no Brasil, o que coloca o país entre as 22 nações responsáveis por 80% dos casos no mundo, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Esses números preocupam e exigem maiores esforços para conscientização dos governos e sociedade sobre a importância do diagnóstico, tratamento e pesquisas para promover a saúde pulmonar - principalmente nesta quarta-feira, Dia Nacional de Combate à Tuberculose.

Em levantamento realizado no ano de 2007, as autoridades em saúde observaram que o Rio de Janeiro é o estado que concentra o maior número de casos por habitante, com 73,27 tuberculosos para 100 mil habitantes, seguido por Amazonas (67,60) e Pernambuco (47,79). Baseado nessa pesquisa, o Ministério da Saúde estipulou o objetivo de reduzir de 8% para 5% a taxa nacional de pacientes que abandonam o tratamento, e elevar de 63% para 85% o número de pessoas curadas.

Os especialistas destacam que, com a piora das condições de vida nas grandes cidades, a popularização das drogas, e outros fatores responsáveis pela queda da defesa do organismo, a tuberculose voltou a se tornar uma doença demograficamente importante. “A tuberculose nunca deixou de ser uma doença importante no país e, atualmente, com o aumento das doenças que afetam o sistema imunológico, como a desnutrição, os cânceres e a Aids, ela voltou a ser fonte de grande preocupação”, explica o pneumologista Paulo Paes Silvado Júnior, do Hospital Santa Catarina.

Tuberculose

Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que atinge principalmente os pulmões, a doença é mais comum entre os homens e, geralmente, é mais impactante nas camadas sociais menos favorecidas. “A pessoa que tem má alimentação tem maiores chances de ser portadora de doenças imunológicas. Com quadro de desnutrição e em más condições de moradia, está mais sujeita a ser acometida pela tuberculose”, afirma o especialista.

A tuberculose é transmitida por gotículas de saliva contendo o bacilo, que podem se espalhar quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala. E é uma doença curável, por meio da administração de antibióticos diários durante seis meses. O diagnóstico e o tratamento são gratuitos, mas os grandes desafios para o tratamento da doença são o diagnóstico precoce - porque os sintomas da tuberculose podem ser facilmente confundidos com uma gripe forte: tosse persistente (seca no início e com sangramento em quadros mais avançados), perda de peso lenta e progressiva, fraqueza física, suores noturnos e uma febre leve durante o período da tarde - e a necessidade de evitar que o tratamento seja interrompido.

Fonte: In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação. Press release. 22 de março de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários