Notícias de saúde

Coronavírus: como se proteger em viagens?

29 de janeiro de 2020 (Bibliomed). Apesar de não haver, até o momento, nenhum caso suspeito confirmado no Brasil, a Anvisa, que integra o Centro de Operações de Emergência (COE) – Coronavírus do Ministério da Saúde, está monitorando a situação e tem adotado medidas de preparação e controle para um possível atendimento. A Agência repassou informações sobre as ações empreendidas para o Centro Integrado de Segurança Marítima (Cismar) da Marinha do Brasil e para a Embaixada da China no Brasil.

Está previsto para o dia 30/1 um seminário virtual, denominado Webinar, para os profissionais da Agência que atuam em portos, aeroportos e fronteiras e demais interessados no assunto.

O seminário virtual não exige cadastro prévio. O Webinar tem como objetivo fornecer conteúdo e conhecimento atualizado e, no caso dos coronavírus, deverá alinhar todas as informações que tiverem sido disponibilizadas, bem como tratar das medidas e ações empreendidas. A transmissão é via web e a interação com os participantes é realizada em tempo real, durante um chat disponível durante o seminário. 

No sistema de emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), o Civnet, foi inserido um alerta aos viajantes sobre o novo coronavírus (nCoV). O Certificado é o documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. É importante observar, porém, que não existe vacina contra os coronavírus.

As empresas que trabalham na limpeza e desinfecção de aeronaves foram orientadas a utilizar os protocolos que já existem para esses casos e utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) que devem ser utilizados em cada caso.

Os planos de contingência já estão acionados e todos os fluxos de atuação que devem ser seguidos diante da ocorrência de um caso suspeito e as funções desenvolvidas de acordo com os níveis de alerta foram reforçados.

Os aeroportos começam a veicular, nesta sexta-feira (24/1), avisos sonoros da Anvisa em português, inglês e mandarim sobre o coronavírus. A mensagem, com duração de um minuto, alerta sobre os sintomas da doença e informa sobre medidas para evitar a sua transmissão.

Fonte: Anvisa. Publicado em 24 de janeiro de 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários