Notícias de saúde

Coronavírus pode ser transmitido antes dos sintomas surgirem

03 de fevereiro de 2020 (Bibliomed). Um novo estudo em 30 de janeiro na revista The New England Journal of medicine confirma: os indivíduos podem disseminar o coronavírus Wuhan mesmo antes que os sintomas apareçam.

Pesquisadores alemães descobriram que o vírus era transmitido por pessoas sem sintomas em cinco instâncias em um grupo de pessoas: de um pai para uma filha; daquela filha para dois colegas; e de um desses colegas para dois outros colegas de trabalho.

Por quase uma semana anteriormente, as autoridades de saúde dos EUA debateram se alguém poderia disseminar o vírus durante o período de incubação, quando está infectado, mas ainda não está doente. O ministério da Saúde da China havia informado que o vírus poderia se espalhar de forma assintomática, mas as autoridades americanas tinham dúvidas a respeito, uma vez que as autoridades de saúde chinesas não ofereceram evidências.

No estudo do New England Journal of Medicine, pesquisadores alemães descreveram quatro parceiros de negócios que foram infectados por transmissão assintomática, a partir dos pais de uma executiva chinesa que viviam em Wuhan, e que eram assintomáticos quando do encontro, mas que logo depois adoeceram. A executiva estava assintomática quando visitou a Alemanha a trabalho 3 dias depois do encontro com seus pais, e, ao retornar à China, apresentou os sintomas do coronavírus. E dois funcionários alemães que se reuniram com a executiva durante a sua viagem à Alemanha também ficaram doentes poucos dias depois da reunião.

Assim, este estudo confirma a ocorrência da transmissão do coronavírus diretamente entre humanos assintomáticos, porém portadores do vírus.

Fonte: NEJM. DOI: 10.1056/NEJMc2001468.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários