Notícias de saúde

Riscos do compartilhamento de leite materno informal

07 de janeiro de 2020 (Bibliomed). As mulheres que são incapazes de produzir leite materno suficiente para seus filhos estão cada vez mais se voltando para o compartilhamento informal de “mãe para mãe”, uma prática potencialmente insegura que é desencorajada pela comunidade médica pediátrica, de acordo com nova pesquisa apresentada na American Academy of Pediatrics (AAP) 2019 National Conference & Exhibition.

O compartilhamento informal de leite está se tornando cada vez mais popular e disseminado. Portanto, é crucial que os médicos se conscientizem dessa prática e dos riscos associados, para que possam educar os pacientes e resolver essa crescente preocupação.

Mais de 50% das 650 mães que responderam anonimamente a uma pesquisa compartilhada no Facebook disseram que não tinham nenhuma preocupação com a segurança do leite materno doado informalmente, e quase 80% não examinaram as doadoras porque "confiavam nelas". A AAP desencoraja o uso de leite materno compartilhado informalmente devido aos riscos de possível disseminação de doenças ou exposição a medicamentos, álcool, drogas ilegais ou outros contaminantes.

A AAP recomenda a amamentação exclusiva até os seis meses de idade, seguida pela amamentação continuada à medida que os alimentos complementares são introduzidos. As mulheres que são incapazes de produzir leite suficiente para amamentar exclusivamente seus filhos podem complementar as dietas infantis com leite materno de fórmula ou doador disponível através de bancos formais de leite. Mais da metade das participantes da pesquisa que não usam um banco de leite para obter leite materno citou preocupações sobre o custo, seguidos de preocupações sobre qualidade e capacidade de obter receita médica para o leite materno.

O estudo relacionado encontrou a maioria das postagens online no blog sobre pais que discutiam o compartilhamento de leite focado no compartilhamento informal de leite sem abordar questões de segurança.

Assim, as pacientes não apenas desconhecem os riscos potenciais que estão assumindo ao participar dessas práticas informais de compartilhamento de leite, como também muitas vezes não informam seus médicos.

Fonte: American Academy of Pediatrics (AAP) 2019 National Conference & Exhibition, New Orleans.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários