Notícias de saúde

O que torna o leite materno tão benéfico para os bebês?

O que torna o leite materno tão benéfico para os bebês?

15 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo recente trouxe novas perspectivas sobre os benefícios do aleitamento materno em comparação com a alimentação com fórmula para bebês. Embora já fosse conhecido que bebês amamentados têm menor risco de doenças em comparação com aqueles alimentados com fórmula, as razões por trás dessa proteção ainda eram desconhecidas. Agora, uma pesquisa lançou luz sobre o papel complexo das gorduras (lipídios) presentes no leite materno e como elas podem influenciar a saúde do bebê nos primeiros anos de vida.

O estudo, que envolveu a análise de amostras de leite materno de duas coortes de nascimento, identificou um total de 979 lipídios no leite humano. O mais interessante foi a presença significativamente maior de lipídios éter no leite humano em comparação com a fórmula infantil e o leite animal. Esses lipídios éter, encontrados principalmente no colostro, passaram por mudanças significativas ao longo da lactação.

Além disso, os pesquisadores descobriram correlações significativas entre os lipídios no leite materno e os lipídios circulantes nos bebês, sendo que 40% desses lipídios eram lipídios éter. A ingestão desses lipídios específicos por bebês exclusivamente amamentados foi 200 vezes maior do que a de bebês exclusivamente alimentados com fórmula.

Essas descobertas destacam as diferenças marcantes entre os lipídios presentes no leite materno, na fórmula infantil e no leite animal. Essas diferenças podem explicar por que bebês amamentados e aqueles alimentados com fórmula não desfrutam das mesmas proteções para a saúde. No entanto, mais estudos são necessários para entender completamente os impactos na saúde dos bebês e traduzir essas descobertas em orientações práticas para mães e profissionais de saúde.

Assim, a pesquisa ressalta a complexidade dos lipídios no leite materno e seu potencial papel na promoção da saúde dos bebês. Ela também enfatiza a importância do aleitamento materno e a necessidade de investigações adicionais para melhorar nossa compreensão e aplicação desses conhecimentos em benefício das futuras gerações.

Fonte: Frontiers in Nutrition. DOI: 10.3389/fnut.2023.1227340.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários