Notícias de saúde

Área do Cérebro Ligada à Excitação Sexual é Identificada

Por Patricia Reaney

LONDRES (Reuters) - Cientistas franceses anunciaram na segunda-feira a descoberta de uma região no cérebro que está fortemente relacionada à excitação sexual em homens.

Utilizando uma técnica de imagem sofisticada que monitora o fluxo sanguíneo no cérebro, os pesquisadores descobriram que uma área cerebral chamada claustro é a região mais ativada quando homens são estimulados por fotos ou filmes curtos.

De acordo com Jerome Redoute e sua equipe, do Centro de Pesquisa Médica de Tomografia com Emissão de Pósitron (Cermep), em Lyon (França), o claustro não é a única área cerebral envolvida na excitação sexual. Mas é uma região importante que pode melhorar a compreensão do desejo sexual humano e levar a melhores tratamentos a pessoas com problemas sexuais.

"O objetivo do estudo era revelar a região cerebral diretamente relacionada ao estímulo sexual visual. Descobrimos que a atividade do claustro estava diretamente ligada à intensidade da excitação sexual", disse Redoute.

A pesquisa de Redoute e sua equipe, publicada na Human Brain Mapping, é a primeira a relacionar o claustro, uma região do lobo temporal do cérebro pouco conhecida, à excitação sexual.

Os cientistas utilizaram imagens de tomografia com emissão de pósitron (PET) para monitorar o fluxo sanguíneo no cérebro de nove homens heterossexuais saudáveis enquanto eles viam uma série de fotografias e filmes curtos que produziam imagens leves até sexo explícito.

Redoute e sua equipe também monitoraram a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e os níveis de testosterona dos homens enquanto eles viam as imagens. Após cada tomografia, os participantes do estudo também avaliavam a excitação e o desejo sexual em relação ao que eles tinham acabado de ver.

Outras áreas cerebrais reagiram ao estímulo, mas a atividade do claustro foi a que mais se relacionou ao nível de excitação.

"Agora, existe evidência cumulativa do envolvimento do claustro em processos motivacionais", afirmaram os pesquisadores.

"É importante saber como o cérebro funciona em pessoas saudáveis para entender o que acontece quando homens têm problemas sexuais", acrescentou Redoute.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários