Notícias de saúde

Cirurgia de catarata diminui declínio cognitivo em idosos

11 de dezembro de 2018 (Bibliomed). A cirurgia de catarata está associada a uma redução na taxa de declínio cognitivo entre os idosos, de acordo com um estudo publicado na revista PLOS ONE.

Investigadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido  usaram dados do English Longitudinal Study of Ageing Onda 1  (2002/2003) até a Onda 7 (2014/2015) para examinar trajetórias de declínio cognitivo antes e depois da cirurgia de catarata. O grupo de tratamento foi composto de 2.068 indivíduos submetidos à cirurgia de catarata entre a Onda 2 e a Onda 6 e 3.636 indivíduos de escore de propensão com ausência de doença de catarata que foram incluídos como grupo controle.

Os pesquisadores descobriram que, após o controle de possíveis covariáveis, a cirurgia de catarata se correlacionou positivamente com os escores de memória episódica. Com a idade avançada, houve um declínio nos escores de memória episódica; o declínio foi mais lento após a cirurgia de catarata versus ANTES da cirurgia de catarata. Antes da intervenção, a memória episódica diminuiu mais lentamente entre aqueles no grupo controle versus aqueles no grupo de intervenção, enquanto após a intervenção, os declínios nos escores de memória episódica foram semelhantes.

Estas descobertas confirmam a hipótese da cascata, segundo a qual a cirurgia de catarata pode permitir uma melhor entrada visual e, assim, resultar em uma taxa mais lenta de declínio cognitivo por meio de vários mecanismos potenciais.

Fonte: PLOS ONE. DOI:10.1371/journal.pone.0204833.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários