Notícias de saúde
07 de agosto de 2013 (Bibliomed). A catarata é uma doença que causa a opacificação do cristalino e leva à perda da visão. Ela afeta cerca de 50% dos idosos no mudo, sendo que, no Brasil, dois milhões de pessoas sofrem com a doença.
O tratamento da catarata pode melhorar a visão e pode ser feito com terapia a laser. O uso do laser de femtossegundo traz mais chances de um resultado eficiente e uma vida produtiva após a cirurgia. Esse tipo de laser já vem sendo usado com sucesso em cirurgias refrativas e desponta, agora, como grande aliado também na cirurgia de catarata, a partir de adaptações específicas para este fim.
O laser de femtossegundo possibilita maior precisão nas incisões, que não necessitam de lâminas para serem realizadas, e na abertura da cápsula anterior da catarata, além de ajudar na emulsificação do núcleo do cristalino opaco. Armando Crema, presidente da Sociedade Brasileira de Catarata, explica que o processo melhora a previsibilidade do grau mínimo residual desejado para o paciente e torna o procedimento mais seguro.
Por aumentar a precisão, previsibilidade e segurança, o laser de femtossegundo pode ser utilizado em quase todos os casos de catarata, especialmente em casos nos quais os pacientes não querem utilizar óculos pós-procedimento.
Contudo, existem casos contraindicados para uso do laser de femtossegundo, como pupilas que não dilatam, cirurgias refrativas corneanas incisionais prévias, grandes cicatrizes de córneas, entre outros.
Durante os Congressos Brasileiro e Pan-Americano de Oftalmologia 2013, que ocorrerá de 7 a 10 e agosto no Rio de Janeiro, serão realizadas cirurgias de catarata com uso do laser de femtossegundo.
Fonte: Congressos Brasileiro e Pan-Americano de Oftalmologia de 2013
Saiba mais sobre a catarata em Boa Saúde
Veja como a cirurgia de catarata pode prevenir acidentes com idosos em Bibliomed
Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.
Veja também