Notícias de saúde

Cirurgias de catarata em idosos diminuem o risco de acidentes automobilísticos

20 de julho de 2018 (Bibliomed). Dados obtidos de meio milhão de idosos canadenses mostram que as taxas de acidentes de trânsito caem depois que os motoristas passam por uma cirurgia de catarata. O efeito benéfico foi de cerca de 9% declínio e sugerem que melhoria na função visual após cirurgia de catarata leva à diminuição dos riscos associados com a direção.

Apesar de que o estudo não pode comprovar causa e efeito, os resultados fazem sentido. Os sintomas mais comuns da catarata são visão embaçada, sensibilidade à luz, brilho, visão cansada e dificuldade de visão noturna. Todos esses sintomas podem afetar seriamente a segurança do paciente durante a condução.

De acordo com os pesquisadores, entre 60% a 70% dos idosos norte-americanos desenvolverão uma catarata durante a sua vida. A cirurgia continua a ser o melhor tratamento para catarata, e mais de três milhões de cirurgias são realizadas a cada ano nos Estados Unidos.

No estudo, a equipe canadense analisou os registros médicos e de direção de mais de 559.000 habitantes da província de Ontário com 65 anos ou mais entre 2006 e 2016.

Os pesquisadores descobriram que as taxas de acidentes de trânsito caíram em média 9% no ano seguinte a uma cirurgia de catarata em comparação aos 3,5 anos anteriores ao procedimento. Essa redução foi mais pronunciada (uma queda de 14%) entre motoristas com mais de 75 anos.

Fonte: JAMA Ophthalmology.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários