Notícias de saúde

Cinco minutos de caminhada no parque melhoram humor e autoestima, diz estudo

04 de maio de 2010 (Bibliomed). Apenas cinco minutos de caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente sua saúde mental, com benefícios para o humor e a autoestima, segundo estudo da Universidade de Essex, no Reino Unido. De acordo com os especialistas, os resultados da pesquisa deveriam sensibilizar os políticos a desenvolver mais projetos de áreas verdes nas grandes cidades e a encorajar a população a passar mais tempo se exercitando em parques e praças.

“Acreditamos que pode haver um grande benefício potencial para indivíduos, para a sociedade e para os custos dos serviços de saúde se todos os grupos de pessoas se automedicassem com mais ‘exercícios verdes’”, disse a pesquisadora Jo Barton, líder do estudo, em artigo recentemente publicado na revista Environmental Science & Technology.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em atividades ao ar livre, como caminhada, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo praticando essas atividades por apenas cinco minutos diários. E os maiores benefícios ocorriam entre os mais jovens e aqueles que já tinham problemas de saúde mental.

De acordo com os autores, todos os grupos sociais e faixas etárias podem se beneficiar dos “exercícios verdes”. E todos os ambientes naturais apresentaram efeitos positivos para os participantes, embora as áreas verdes tenham apresentado as maiores vantagens para a saúde mental.

Fonte: Environmental Science & Technology. 25 de março de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários