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Publicidade e o uso de produtos de tabaco entre jovens

10 de maio de 2018 (Bibliomed). Entre os adolescentes, a receptividade à publicidade do tabaco está associada à progressão para o uso, de acordo com um estudo publicado na revista JAMA Pediatrics.

Investigadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, e colegas examinaram a correlação de receptividade à publicidade do tabaco entre jovens e adultos jovens com progressão para o uso do produto anunciado, bem como o tabagismo convencional, entre uma amostra de 10.989 usuários de tabaco nunca com idades entre 12 a 24 anos da onda 1 do Estudo de Avaliação da População do Tabaco e Saúde.

Os pesquisadores descobriram que a receptividade a qualquer propaganda foi alta na onda 1 para aqueles com idades entre 12 e 14 anos (44%) e maior entre 18 e 21 anos (68,7%). Entre todas as faixas etárias, a propaganda de cigarros eletrônicos teve a maior receptividade. A suscetibilidade para usar um produto na onda 1 foi significativamente associada ao uso do produto na onda 2 (um ano de seguimento) para aqueles com idades entre 12 e 17 anos. Entre os usuários que não eram fumantes habituais (de 12 a 17 anos) na onda 1, qualquer receptividade foi correlacionada com progressão para o uso do produto e com o uso do produto na onda 2.

Assim, verificou-se que a receptividade à publicidade de cigarros eletrônicos, mas não a publicidade de cigarros, foi independentemente associada ao uso de um cigarro na onda 2 para aqueles com 12 a 21 anos de idade. O estudo concluiu que a receptividade à publicidade de produtos de tabaco está associada à progressão para o uso do tabaco entre os jovens que nunca fumaram, e a receptividade ao marketing de cigarros eletrônicos está associada ao tabagismo convencional posteriormente.

Fonte: JAMA Pediatr. DOI:10.1001/jamapediatrics.2017.5756.

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